segunda-feira, novembro 20, 2006

Web Semântica: "A Internet do Futuro"

Todos nós sabemos, que o desenvolvimento de websites vai alem, muito alem do fator: "manipulação de softwares para desenvolvimento". Existem outros inúmeros fatores que estruturam esta plataforma chamada web tornando-a mais segura, útil e acessível.

Questões tais como Web Standards, Acessibilidade, Usabilidade, Teoria do Design, Web Semântica... Ainda não tão em pratica na maioria dos desenvolvedores vem tomando forma e crescendo sua utilização nas paginas atuais
Web Semântica! Que tal uma internet "inteligente"?

Atualmente a estrutura de informação na Web atual dos recursos primários esta em linguagem natural, de modo que somente nós os seres humanos conseguimos compreende-la, onde podemos chamar de: "Web Sintática". Um exemplo pratico do efeito colateral desta web, é quando deparamos com uma busca em algum dispotivos, como o Google.

Vamos ao Google e buscar por "Jogadores de Futebol". O resultado desta busca alem de informações sobre jogadores de futebol, também traz informações a jogadores de outros esportes e futebol de modo geral, não somente dentro do contexto que você procura!

A Web Semântica propõe então a informação de modo que nós conseguimos entende-la e formatada de modo a permitir o processamento automático das fontes de informação por partes dos computadores!

Resultando em uma "Web Inteligente", exatidão nas tarefas solicitadas.

"A Web Semântica é uma extenção da Web Atual, na qual é dada a informação um SIGNIFICADO bem definido, permitindo que os computadores e as pessoas trabalhem em cooperação." Berners-Lee.

Como funciona a Web Semântica? Vejamos alguns dos fatores:

Metadados
Metadados são dados sobre informações, servem para indexar paginas e sites na web semântica. Seria organizar por categorias, em supertipos e subtipos, uma das formas sugeridas.

Ontologias
Ontologias são especificações formais e explicitas de conceitualizações compartilhadas. São modelos conceituais que capturam e explicitam o vocabulário utilizado nas aplicações semânticas.

Linguagens da Web Semântica
É necessário disponibilizar linguagens de codificação que permitam a publicação de Ontologias em um formato que capacite os computadores a processar sua informação automaticamente.

Web Semântica em Pratica!

Seria uma internet altamente polivalente! Onde teríamos a simplicidade de poucos cliques para termos a nossa disposição exatamente a informação que desejamos!

Os agentes iriam fazer o trabalho de seleção e filtração da informação de acordo com o contexto que desejamos! Isso graças à informação devidamente classificada e organizada por quem a disponibiliza na rede.

Imagine que você precisa de uma consulta odontológica. Vai em agentes de busca, onde você gostaria de encontrar profissionais qualificados, próximos de sua região onde os horários disponíveis para o agendamento da consulta se bata com seus horários.

Possível na Web atual filtrar este tipo de informação? Creio que não... Na semântica os agentes iriam pesquisar por profissionais na área, filtraria somente os que ficam na região a sua residência, qualificaria os bons profissionais de acordo com o agente disponível na pagina do sindicato da categoria, iria realizar uma comparação dos horarios livre daqueles profissionais com os seus e enfim lhe entregar uma lista! Isso claro, contanto que todos os envolvidos trabalhem de forma semântica!
Web Semântica seria IA? (Inteligência Artificial)

Jamais devemos confundir! Pois o conceito de documentos compreensíveis por maquinas não implica uma inteligência artificial!

Se o intuito da IA é construir um agente de software que mostre inteligencia do nível humano(ou superior), o objetivo da Web Semântica é auxiliar os humanos com suas tarefas diárias na rede!" - Antoniou e Harmelen

Referência: MXStudio

2 Comments:

At 15:30, Anonymous Anônimo said...

Muito bom artigo Dean. A inteligência artificial certamente será a chave para a Web Semantica, veja um exemplo dessa tecnologia.

 
At 11:45, Anonymous Anônimo said...

Valeu pelo post Dean Costa, dá uma olhada nessa tecnologia também
www.cortex-intelligence.com

 

Postar um comentário

<< Home