sexta-feira, novembro 10, 2006

Web Services e Java

Classes e aplicações Java existentes podem ser encapsuladas usando a API Java para RPC baseado em XML (JAX-RPC) e expostas como Web services. JAX-RPC usa XML para fazer chamadas remotas de procedimentos (RPC) e expõe uma API para empacotar/desempacotar parâmetros e valores de retorno e para transmitir e receber chamadas de procedimentos.

Com J2EE, serviços escritos como Enterprise JavaBeans são encapsulados e expostos como Web services. O invólucro resultante é um Web service SOAP que obedece a interface WSDL baseada nos métodos do EJB original.

A arquitetura de Web services J2EE é um conjunto de frameworks baseados em XML, fornecendo infra-estruturas que permitem que empresas integrem serviços de negócio que estavam anteriormente expostos como interfaces proprietárias. Atualmente, J2EE suporta Web services via Java API for XML Parsing (JAXP). Esta API permite que desenvolvedores efetuem qualquer operação de Web service analisando manualmente documentos XML.

Para especificação 2.1 de EJBs, que está na versão final draft, uma das maiores modificações é o suporte a Web services. Além das interfaces local e remota já existentes, será possível criar uma interface de web service. Stateless session beans e message-driven beans poderão ser expostos como Web services, tornando-os acessíveis a qualquer cliente compatível com o SOAP 1.1. Por exemplo, utilizando SOAP será possível invocar métodos de um stateless session bean de outras plataformas de Web services como .NET, Perl e muitas outras linguagens e plataformas.

Referência: Fundão