sexta-feira, novembro 10, 2006

Arquitetura Cliente/Servidor

A arquitetura Cliente/Servidor é hoje uma das tecnologias mais utilizadas em ambientes corporativos. Substituindo a arquitetura muito rígida que eram os sistemas envolvendo mainframes.

Em ambientes corporativos, o compartilhamento de dados era resolvido através da utilização de mainframes com vários terminais interligados à eles. Esta estruturas, além de ser muito cara, era muito rígidas.

Com o aumento do poder de processamento dos microcomputadores, os fabricantes de programas para micros começaram a desenvolver banco de redes cada vez mais poderosos, sistemas operacionais mais rápidos e flexíveis, redes locais (LANS - Local Area Networks) e redes amplas (WANs - Wide Area Networks). Esta arquitetura mostrou-se mais flexível devido a utilização dos micros em rede, cada vez mais complexos e versáteis, com o compartilhamento de recursos de cada uma das máquina.

Conceitos

Arquitetura Cliente/Servidor
É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes. O Servidor é alguma máquina da rede que é responsável por servidor os Clientes da rede com aquilo que é solicitado. Clientes são as máquinas que solititaram informações que estarão contidas no Servidor.

É no servidor que normalmente ficam os sistemas mais pesados da rede, tais como o banco de dados. As máquinas clientes são menos poderosas, pois não rodam aplicativos que requerem tantos recursos da máquinas.

O importante em uma máquina em arquitetura Cliente/Servidor não é que todas as máquinas sejam do mesmo fabricante ou do mesmo tipo. O que realmente é importante, é o fato de todas as máquinas poderem ser interligar pela rede, com o mesmo tipo de protocolo de acesso (TCP/IP, NetBEUI)