quarta-feira, novembro 08, 2006

Quem? RIA

Olá Galera! Vou falar sobre o que acredito ser o futuro da internet, visto que estamos presenciando uma evolução em termos de tecnologia com a Web 2.0.

O termo RIA (Rich Internet Application) que ao pé da letra seria "Aplicações Ricas para a Internet", foi usado pela primeira vez em 2001 pela Macromedia (Adobe). Trata-se basicamente de desenvolver uma Aplicação Web com características e funcionalidades similares as Aplicações Desktop.

Antes do seu surgimento, as Aplicações Web utilizavam de "refresh's" na página sempre que fizesse necessário um acesso ao servidor, isto limitava muito o desenvolvedor e não era nada satisfatório ao usuário. Com as aplicações ricas isto não ocorre mais, pois é possível trabalhar com determinadas áreas da aplicação, atualizando-as se necessário, fazendo assim um acesso ao servidor de uma forma muito mais dinâmica dando uma sensação bastante intuitiva para o usuário. Resumidamente, o RIA nada mais é do que uma aplicação comum com acesso a banco de dados, criação de arquivos no servidor e etc., só que com dinamismo para dar ao usuário a sensação de estar usando uma aplicação em seu próprio computador.

Hoje em dia, as tecnologias mais utilizadas para desenvolver aplicações ricas são o Ajax (tão comentando dentre os desenvolvedores) e o Flash (aclamado por muitos e criticado por tantos outros). Quero deixar bem claro que meu intuito aqui não é defender aquela ou essa tecnologia, mas sim entusiasmá-los a desenvolverem dentro desses moldes de aplicações ricas, pois assim a Internet só tem a ganhar.

Para um entendimento mais lúcido do que seria uma aplicação rica, vou deixar alguns exemplos desenvolvidos com Ajax e Flash. Vale ressaltar que a programação no lado do servidor continua independente, salvo alguns cuidados que veremos em próximos artigos.

Dentre os exemplos, quero dar uma atenção especial ao
Google, pois ele vem sendo hoje a maior empresa “popularizadora” de RIA e gostaria de ressaltar algumas aplicações como o GMail e o Google Docs e Spreadsheets.

Outro exemplo muito interessante é o Meebo, também desenvolvido com Ajax.

Em contrapartida, temos alguns exemplos de aplicações utilizando Flash, a saber, http://www.templatesoft.com/ (Loja Virtual) e um álbum de fotos (http://www.garyrgilbert.com/dev/photoalbum/). Navegando nestes exemplos, é muito notável a diferença de aplicações ricas para as aplicações usuais da internet de hoje. A navegação é prazerosa e o que o usuário pensa em fazer, normalmente é o que a aplicação faz. Então o que estamos esperando? Vamos logo começar a desenvolver aplicações ricas e contribuir para a evolução da internet.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenha sido do agrado de todos. Críticas, sugestões, ou somente um contato são bem-vindos!