sábado, novembro 11, 2006

Adobe doa código de Flash à Mozilla

A Adobe aproveitou a conferência Web 2.0 Summit, em andamento em São Francisco, Califórnia, para anunciar oficialmente que está doando o engine de scripts do Flash para a Fundação Mozilla.

Na realidade, trata-se da ActionScript Virtual Machine, base do Flash Player 9, mais recente versão do produto, que traz melhor performance. Nas mãos da Mozilla, se transformará em um projeto open source chamado "Tamarin", que implementará o ECMAScript Edition 4 (ES4), que provê a base do JavaScript; do JScript, da Microsoft e também do ActionScript, da Adobe.

O código é a maior contribuição para a Mozilla desde que esta foi fundada, em 2003, e ajudará a acelerar o desenvolvimento da linguagem e promoverá a criação de aplicações multimídia para Web, além de permitir que estas rodem com maior estabilidade no Firefox.

O projeto Tamarin deve ser integrado no chamado SpiderMonkey, o engine JavaScript que roda por trás do navegador open source Firefox, o que não deve acontecer antes do primeiro semestre de 2008.

"Agora os desenvolvedores terão uma virtual machine de alta performance open source para criar e depurar aplicações interativas pelo Adobe Flash Player e pelo navegador Firefox. Estamos entusiasmados com a parceria entre a Adobe e as comunidades Mozilla pelo avanço do ECMAScript", declarou Brendan Eich, CTO da Fundação Mozilla.

A Microsoft ainda não fez qualquer declaração a respeito da novidade, porém a Adobe indicou que gostaria que o navegador concorrente Internet Explorer também incorporasse o ActionScript.

Referência: Geek